Como utilizar o Google Formulários (Forms), através do app inventor?

  1. Como utilizar o Google Formulários (Forms), através do app inventor?
    1.1. Caso possível, favor indicar tutorial que eventualmente já exista (não encontrei).
    1.2. O objetivo, obviamente, é recolher informações no Google planilhas, porém utilizando o app inventor ao invés do GoogleForm.
  2. É possível produzir o app apenas pela programação em “blocos”, sem programação em script?
    Obrigado

HOWTO: Post Data from AI2 to a Google Sheet Using Google Forms

Sorry, posted wrong link, corrected now.

1 Like

Vou estudar e por em prática.

Assim que eu tiver condições, encaminho uma resposta sobre o tutorial.

Obrigado

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1zYimA2VtEaJvX2NltSjXgv55FL1X-C5jAwXx240xE4-nFw/formResponse

?entry.525218643=

FFFFF


Seria um projeto simples para teste se conectividade, porém não envia os dados à planilha

You have not followed the instructions on the howto.

You have not added the &submit=Submit to the end of the url

Já testei adicionando o &submit=submit

também não funcionou

Já tentei, também, apenas com o final: &submit

Devo estar cometendo outro erro

it is

&submit=Submit

Sim…
&submit=submit

Já fiz, conforme imagem acima

E não funcionou.

The second Submit has a capital S in it!

Acredito que tenha identificado o problema.

  1. A conta Google que eu estava utilizando é voltada à “estudos” (justamente o motivo pelo qual eu estou me esforçando em aprender utilizar o AppInventor /// Desenvolver ferramentas de estudos que otimizem atividades pedagógicas em minha área de trabalho).

  2. Refiz o projeto utilizando minha conta particular e a codificação por blocos funcionou perfeitamente.

Excelente ferramenta!
Excelente apoio técnico prestado por vocês!
Excelente tutorial, muito claro e preciso!

Espero conseguir melhorar meu conhecimento na área.

(deixo o relato como “feedback” e, também, visando colaborar com a apresentação de mais uma possibilidade de “erro”)

Parabéns e obrigado.

Muitas das palavras que escrevi aparecem de maneira diferente no chat
Mas a mensagem principal acredito que ficou compreensível.

I am surprised it doesn’t work for you on your school account (which I assume is G Suite) - that is where I first tried this method. Have another go, make sure your form and spreadsheet are both on G Suite, and that you provide the necessary permissions for AI2 to access the spreadsheet and form from outside of G Suite (if you can, if you have Admin then this shouldn’t be a problem, and Admin haven’t locked down the ability to share outside of the domain)

sim…
O formulário e spreadsheet estão na mesma conta.
Não há restrições para comunicação externa, porém frequentemente é solicitado para que o usuário se conecte com uma conta Google.

Percebi isso quando tentei “contornar” o encaminhamento da mensagem que deve ser realizado pela “conectividade WEB”, utilizando a interface de usuário “Navegador WEB”.

Nesse momento foi solicitado, através de uma janela de internet, para “conectar uma conta Google”.

quando eu identifiquei isso, supus que essa “tela de login” em uma conta Google, que é solicitada, seria a responsável por não enviar a mensagem automática do Formulário, trazendo interrupção ao processo.

Creio que o problema tenha ocorrido neste ponto.

Já havia tentado, anteriormente, “compartilhar” minha pasta de trabalho à “usuários com link podem alterar” e, inclusive, testei com liberação à qualquer pessoa da internet. Porém não funcionou.

Em minha conta particular, não tive problemas.